quinta-feira, 25 de maio de 2006

... era uma vez

Dia da Espiga

A Quinta-feira da Ascenção é uma festa religiosa católica, celebra a ascenção de Jesus Cristo ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado.
Há locais onde é mesmo dia feriado.

Assim reza a história: quarenta anos depois da Ressureição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras.

Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse instante começou a elevar-se no ar e uma nuvem escondeu-O dos olhos deles. Como os discípulos continuaram a olhar o céu, apareceram-lhe dois anjos a anunciar que Jesus voltaria da mesma forma como o viram elevar-se.
Então os discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém.

Este dia de Ascenção ocorre quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira em que se celebra o Dia da Espiga.

No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, também se associa este dia a tempos mais remotos, talvez de antigas tradições pagãs que celebravam a Festa da Deusa Flora, que acontecia por esta altura e à qual se mantém ligada a tradição dos Maios e das Maias.

3 comentários:

Maria P. disse...

As minhas memórias desse tempo também são boas: eram as mulheres da família que iam apanhar o ramo da espiga, a avó, a mãe, a tia, a prima e eu. Infelizmente a avó e a mãe já partiram para outra vida, Tenho saudades.

um abraço, amigo.

Clotilde S. disse...

"O dia da Espiga" era dia de passeio pelos campos, de um pequeno lanche no pinhal vizinho.As mais velhas a "guardar" os mais novos. Ternuras.
Beijinhos

Maria P. disse...

Ternuras são sempre as tuas palavras.Beijinho.