sábado, 16 de setembro de 2006

A todos...

A solidão em Perspectiva.

É exactamente porque não há solidão que dizes que há solidão. Imagina que eras o único homem no universo. Imagina que nascias de uma árvore, ou antes, porque eu quero pôr a hipótese de que não há árvores, nem astros, nem nada com que te confrontes: supõe que o universo é só o vazio e que tu nascias no meio desse vazio, sem nada para te confrontares. Como dizeres «eu estou sozinho»? Para pensares em «eu» e em «sozinho» tinhas de pensar em «tu» e em «companhia». Só há solidão «porque» vivemos com os outros...

Vergílio Ferreira, in "Estrela Polar"

9 comentários:

APC disse...

Quantas vezes na vida não é a perda de algo que nos torna conscientes da existência ou importância desse algo? É também porque existem os outros, que construímos uma noção de quem nós somos.

E espero que não me estejas a ler... É sinal de que foste sair hoje!;-)

Maria P. disse...

Estou.

Teresa Durães disse...

reversos da medalha e a união dos opostos fazem o conceito...

eu, tu=nós?

JP disse...

Sair, parece uma infinita benesse oferecida por uma copiosa alegria de viver com os outros, em sociedade. Milhares de pessoas circulam nos centros comerciais, para sair, ver, conviver. Ainda há quem fale em solidão...
As ruas estão cheias de gente que sai e que regressa, eu já saí e voltei.

Obrigado M.

Teresa Durães disse...

querida Maria P.

eu, tu=nós representa o conceito conforme o texto :P

boa noite

Teresa Durães disse...

(não nós, eu e tu mas representantes do "eu" "tu" "nós" - sujeitos)

Fábio disse...

Extraordinário o Virgilio Ferreira. Extraordinária a escolha. E não digo mais para que não se perca o efeito.

Beijinho

Licínia Quitério disse...

Só há solidão porque receamos não saber viver sem os outros.
Não acrescento nada, como é claro, mas apeteceu-me...

Bom Domingo para ti, Amiga.

Maria P. disse...

Está tudo dito e bem por vós.

Beijinhos:)