terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia 10 de Junho

Descalça vai para a fonte

Descalça vai para a fonte
Lianor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.

Luís de Camões

Este porque foi o que mais gostei de aprender/ler na escola...

13 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Gosto muito dela, talvez por a minha irmã se chamar Leonor! ;-))

Abraço

Luis Eme disse...

é uma delicia de Camões, bem escolhida neste dia que também é dele...

beijos M. Maria Maio

Pitanga Doce disse...

FELIZ DIA DA RAÇA! AINDA SOMOS UM POVO FORTE!

Beijos e bom feriado

mena maya disse...

Hoje fazia anos uma irmã minha.
Também foi fermosa, e não segura...

Bom feriado, Maria!

Pedro Branco disse...

Olho para o meu passado, para a infância e o ar dos tempos de meninice. Para a falta dos telemóveis, dos computadores, das televisões, dos absurdos e dos centros comerciais... e pergunto-me em que mundo andamos nós a viver. E depois recordamos pequenos pedaços de génio que pela História fora nos vão alimentando o orgulho e pergunto-me o que é que nós efectivamente andamos cá a fazer nesta construção a que chamamos país. Não gosto do meu país. Hoje não. Amanhã voltarei a amar a vida.

Beijo para ti.

OUTONO disse...

Poema lindo...e irreverente.

Beijinho.

pin gente disse...

também foi dos que gostei de aprender...

abraço

Anónimo disse...

A beleza que Luis de camões nos deixou é surpreendente.

bom feriado

bjito

goiaba disse...

Também era o poema que mais gostava e com o qual me "perseguiam" às vezes por também me chamar Leonor. "Voltei" ao colégio e não são recordações boas ...

Jorge Pessoa e Silva disse...

Gostava de ouvir Odete Santos declamar este poema. É por cauda dela, por exemplo, que nuca me sai da cabeça "Luísa sobe, sobre a calçada...)

Maria P. disse...

Dia de muitas comemorações, esta foi a minha forma de assinalar o dia, simplesmente.

Que tenha sido um bom dia para todos, grata pelas vossas palavras.
Beijinhos*

Maria disse...

Acreditas que me vieram lágrimas aos olhos pela beleza destas palavras?
Há tanto tempo que não as lia.....

Obrigada, Maria P.

Beijinho

Maria P. disse...

Maria,
sempre gostei de o reler...

Beijinho*