domingo, 14 de outubro de 2007

Ao entardecer...

O Outono Passou em Paris

O Outono entrou ontem em Paris.
Pelo Boul' Mich deslizou furtivo,
no ar quente, sob a folhagem surda,
e encontrou-se comigo.

Vagava justamente para o Sena
e na minha alma ardiam achas-cantos:
fumosos, bizarros, tristes, vermelhos,
de morte me falando.

O Outono tocou-me e sussurrou algo,
estremeceu o Boulevard Saint-Michel,
zum,zum: revoluteavam no caminho
folhas de árvores, alegres.

Um minuto: o Verão nem se deu conta
e, rindo, O Outono fugiu de Paris.
Passou aqui; que passou só eu sei,
sob a folhagem de ais.

Ady Endre (Hungria 1877-1919)
Trad. Ernesto Rodrigues

6 comentários:

Maria disse...

Em qualquer estação do ano, Paris, a eterna cidade do Amor....

Beijinho, Maria

Maria P. disse...

A cidade dos amantes, digo eu...

Beijinho Maria.

poetaeusou . . . disse...

*
cidade da luz,
,
ji
h
*

Rosa dos Ventos disse...

Ah! Paris, cidade maravilhosa em todas as estações mas o doce Outono fica-lhe muito bem!

Abraço

Manuel Veiga disse...

belo Outono. doce encanto da "cidade-luz"...

Pitanga Doce disse...

Que estranho...deixei de querer ir à Paris. Logo eu?