quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

... era uma vez

Lenda dos Sete Ais
Reza a história popular que a origem do nome Palácio de Seteais, em Sintra, remonta a 1147, data em que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa aos Mouros. Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva surpreendeu a princesa moura Anasir, que fugia com a sua aia Zuleima. A jovem assustada gritou um "Ai!" e quando D. Mendo mostrou intenção de não a deixar sair, outro "Ai!" lhe saiu da garganta. Zuleima, sem lhe explicar a razão, pediu-lhe para nunca mais soltar nenhum grito, mas ao ver aproximar-se o exército cristão a jovem soltou o terceiro "Ai!". D. Mendo decidiu esconder a princesa e a sua aia numa casa (actual Palácio) que tinha na região e querendo levar a jovem no seu cavalo, ameaçou-a de a separar da sua aia se ela não acedesse e Anasir deixou escapar o quarto "Ai!". Pouco depois de se instalar na casa, a princesa moura apaixonou-se por D. Mendo de Paiva, retribuindo o amor do cavaleiro cristão que em segredo a mantinha longe de todos.
Um dia, a casa começou a ser rondada por mouros e Zuleima receava que fosse o antigo noivo de Anasir, Aben-Abed, que apesar de na fuga se ter esquecido da sua noiva, voltava agora para castigar a sua traição. Zuleima contou a D. Mendo que uma feiticeira lhe tinha dito que a princesa morreria ao pronunciar o sétimo "Ai!".
Entretanto, Anasir curiosa pela preocupação da aia em relação aos seus "Ais", exprimiu o quinto e o sexto consecutivamente, desesperando a sua aia que continuou a não lhe revelar o segredo. D. Mendo partiu para uma batalha e passados sete dias foi Aben-Abed que surpreendeu Anasir, que soltou o sétimo "Ai!", ao mesmo tempo que o punhal do mouro a feria no peito.
Sete "Ais! - a perdição...

5 comentários:

Maria disse...

Será uma lenda, mas faz todo o sentido...
Um beijo

Luis Eme disse...

Sempre fomos muito "criativos" nestas nossas estórias, cujo misticismo se prolonga séculos fora... até que aparece um historiador, que resolve retirar a magia destes lugares...

Mesmo assim, os Sete Ais, permanecem vivos. E ainda bem, Maria.

jorge esteves disse...

Curiosa a assunção (que os dados às coisas da numerologia expliquem...) do sete!
Canta-se lá para os meus lados...
'Nossa Senhora das Dores
tem sete lanças no peito;
saudade tem sete letras
que ferem do mesmo jeito.'

poetaeusou . . . disse...

Maria,p
Onde entra o,.
Homem dos 7 instrumentos ?
in)Sergio Godinho.
como vez,.
estou muito romantico.
bj)

Luís disse...

Um local de sonho: adoro. Não conhecia a lenda =)