quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Autores

Os Convencidos da Vida.

Todos os dias os encontro. Evito-os. Às vezes sou obrigado a escutá-los, a dialogar com eles. Já não me confrangem. Contam-me vitórias. Querem vencer, querem, convencidos, convencer. Vençam lá, à vontade. Sobretudo, vençam sem me chatear. Mas também os aturo por escrito. No livro, no jornal. Romancistas, poetas, ensaístas, críticos (de cinema, meu Deus, de cinema!). Será que voltaram os polígrafos? Voltaram, pois, e em força. Convencidos da vida há-os, afinal, por toda a parte, em todos (e por todos) os meios. Eles estão convictos da sua excelência, da excelência das suas obras e manobras (as obras justificam as manobras), de que podem ser, se ainda não são, os melhores, os mais em vista. Praticam, uns com os outros, nada de genuinamente indecente: apenas um espelhismo lisonjeador. Além de espectadores, o convencido precisa de irmãos-em-convencimento. Isolado, através de quem poderia continuar a convencer-se, a propagar-se?

Alexandre O'Neill
in «Uma Coisa em Forma de Assim»

8 comentários:

Maria P. disse...

É a 2ª vez que estas palavras fazem parte da estante da Casa, mas hoje tinha de ser...

Maria disse...

Gostei de reler.
Ainda vou ali à estante buscar o livro...

Obrigada.
Beijinho, Maria

Luis Eme disse...

excelente escolha...

beijos M. Maria Maio

Unknown disse...

As últimas sete linhas do texto de Alexandre O'Neil - acredita-me, Maria - ocupam a minha mente nos últimos dias...Vem a propósito! Acho interessante as telepatias da blogosfera... Contigo e com outras pessoas...É uma questão a que cada um deve dar resposta. Eu já solucionei.Por agora,fico-me por aqui.Um beijo.
EA

Lúcia disse...

É exactamente isto que ando a pensar e a dizer de há uns dias para cá com alguns amigos. Este texto vai, em breve, saltar para o meu blogue. Justifica-se, que ando cá com uma azia certas coisas...
Beijinhos

poetaeusou . . . disse...

*
os (con)vencidos . . .
,
bj,
h,
,
*

Maria P. disse...

Estas palavras são de facto um retrato muito fiel de algumas pessoas que conhecemos...

Beijinho a todos*

Mateso disse...

Como ods conheço... tanyos por aí! Sorriem e sorriem...de mansinho até....
Bj.