sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

mitos & milho-rei

Santiago e Caio

Nos idos de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a sua mulher Claudina. Cavalgavam pelo areal quando avistaram uma barca que se dirigia para norte. O cavaleiro e a dama pararam para apreciar a embarcação, quando inexplicavelmente o cavalo de Caio galopou para dentro do mar, apesar de este o tentar evitar.
Obrigado por uma força desconhecida cavalo e cavaleiro imergiram no mar e desapareceram para ressurgirem perto da barca, para onde subiram cobertos de vieiras.
Quando perguntou à tripulação o motivo deste fenómeno e qual a razão da sua viagem, estes explicaram que eram discípulos cristãos de um homem chamado Tiago. Tinham fugido de grandes perseguições, levando o corpo do seu Mestre para terras de Espanha, onde Tiago tinha pregado o Evangelho. Segundo estes homens, o fenómeno ocorrido com Caio e o seu cavalo poderia ser explicado pelo facto de ele ser um escolhido de Nosso Senhor.
As vieiras eram o sinal de Santiago queria ver Caio abraçar a lei de Deus. Comovido, Caio foi ali mesmo baptizado com água do mar e, quando voltou para junto da sua dama, confessou o extraordinário feito de Santiago.
As vieiras ficaram a fazer parte do brasão da nobre família Pimentel de Trás-os-Montes, descendentes, segundo se crê, de Caio Carpo Palenciano.

3 comentários:

Clotilde S. disse...

Li e gostei. :)))

Beijinhos e bom fim de semana, amiga.

Anónimo disse...

Passei para ver o blogue, apreciar os artigos, admirar a prosa, deliciar-me com as fotografias, e o resultado é agradável, como sempre. Óptimo fim-de-semana.

Maria P. disse...

Aida bem que gostaram, a mim dá-me prazer estas pesquisas!

Bjos:)