quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os Livros...

Eu devia este livro a essa majestade verde, soberba e enigmática que é a selva amazónica, pelo muito que nela sofri durante os primeiros anos da minha adolescência e pela coragem que me deu para o resto da vida. E devia-o, sobretudo, aos anónimos desbravadores, que viriam a ser meus companheiros, meus irmãos, gente humilde que me antecedeu ou acompanhou na brenha, gente sem crónica definitiva, que à extracção da borracha entregava a sua fome, a sua liberdade e a sua existência. Devia-lhes este livro, que constitui um pequeno capítulo da obra que há-de registar a tremenda caminhada dos deserdados através dos séculos, em busca do pão e da justiça.

Ferreira de Castro

15 comentários:

Maria disse...

Um dos livros-referência da minha juventude... e de hoje, porque não?

Beijinho, minha Maria

João Paulo Proença disse...

Maria:

Feliz dia do Livro! Também escrevi um posto sobre o assunto!

Por acaso, não li esse. Já sei que é uma perda mas que tem reparação

Beijo

João

Unknown disse...

Era um livro obrigatório de ler na minha adolecência. Ferreira de Castro foi um dos mestres da minha educação literária. Obrigado por mo lembrares. Tens o dom, Maria, de me trazeres autores que amo e outros que não conheço. És uma alma silenciosa que fala muito essencialmente: é como te vejo e sinto. Mas se queres uma opinião mais abalizada, é melhor perguntares às gaivotas, acho eu, com dirias tu.

bettips disse...

Impressionou-me imenso, há que anos!
(ainda hoje, ao ver os "sem terra"...)
E era "mais ou menos" proíbido, sabias?
Bjinho Maria-abril-quase-maio

Luis Eme disse...

todos os livros têm uma história, pessoas e vidas...

beijos M. Maria Maio

Oris disse...

É nos livros que vamos buscar a seiva da sabedoria.

Beijitos, Maria P.

Rosa dos Ventos disse...

Muito bem escolhido!

Abraço

Entre "linhas" disse...

Uma bela escolha sem dúvida, uma referência no mundo da literatura.
Bjs Zita

Clotilde S. disse...

Maria,

Também eu li esse livro na adolescência e ainda o guardo.

Beijinhos

rosilene fontes disse...

Que bacana, "dia do livro". Eu não conhecia esta data. Irei comemorar lendo um bom livro esta noite.
Maria,
Feliz dia do Livro para você.
beijinho*

Justine disse...

Vivó Dia do Livro e da Leitura:))

adouro-te disse...

Uma referência... uma paixão!
Beijo.

pin gente disse...

um marco na leitua...

beijos

DE-PROPOSITO disse...

caminhada dos deserdados
-----------------
Eu direi dos desfavorecidos da sorte. É que o Sol quando nasce não é para todos, apenas para alguns.
Fica bem.
E a felicidade por aí.
Manuel

poetaeusou . . . disse...

*
recordei
o sr. Abel da Silva, da
Biblioteca da Nazaré,
desvendou-me, muito jovem,
Ferreira de Castro, Aquilino,
Soeiro P.Gomes, Abelaira, Redol,
,
obrigado, amiga,
,
bj,h,
,
*