quarta-feira, 28 de junho de 2006

... era uma vez

As Sopas no cozinhar da História


Na Pré-História,
é provável que se comessem muitos caldos de carne: mamute, bisonte, vaca; sopas de peixe e de alguns crustáceos: mexilhões, por exemplo.

Na Grécia,
ficou famoso um Caldo Negro da cidade de Esparta, feito com sangue de alguns animais misturado com vinagre e especiarias. Não consta que fosse fácil de engolir...

Em Roma,
a sopa era um prato apreciado por todas as classes. O imperador Nero tinha o costume de, diariamente, comer um caldo à base de alhos-porros que acreditava fazer-lhe muito bem às cordas vocais,que tinham de estar sempre saudáveis para discursar sem problemas.

Na Idade Média,
as sopas foram muito populares: de favas, abóbora, ervilhas, couves, toucinho... condimentadas com bastante canela e gengibre e mais tarde com açúcar. Era também costume colorir as sopas: açafrão para ficarem amarelas, leite de amêndoas para ficarem brancas.

A partir do século XVI,
as cozinhas italiana e francesa deram o seu "toque de classe" à arte de preparar sopas. A primeira introduziu a novidade das massas e ervas aromáticas como o tomilho, os orégãos e a manjerona. Em França, os cozinheiros davam o seu melhor: cremes, bouillons, consommés... baptizando as suas invenções com nomes de reis.

Em Portugal temos a canja, que, segundo alguns especialistas, terá vindo da Índia, o caldo verde ,indispensável por altura dos santos populares, a sopa do cozido, as sopas de peixe (tão populares nos Açores e no Alentejo), as sopas de feijão e hortaliça e tantas outras.

Em Espanha, o gazpacho, com tomate, pepino, alho, pão e azeite; em França, a soupe à l'oignon, à base de cebola; em Inglaterra, a oxtail, sopa de rabo de boi; em Itália, o minestrone, feijão, massas e legumes; na China, a sopa de ninhos de andorinha.

Os legumes perdem muitos dos seus valores quando são cozinhados. A sopa tem a grande vantagem de não deixar "escapar" as vitaminas e minerais retendo-os na água da cozedura. A sopa tem ainda outras qualidades: é um prato económico, de fácil preparação, pode tomar os mais diversos sabores e texturas.

9 comentários:

Alberto Oliveira disse...

Um didáctico e saboroso post.... apesar de muitos portugueses darem sopa na sopa...

yole disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
yole disse...

Nunca es demasiado para uma lusa.

Beijos.

Maria P. disse...

Tens razão Alberto, eu só quis mostrar que sopa vale a pena...

Anti-sopa. Jamais, até no verão se podem fazer sopas saborosas e apetitosas.


Caro Yole, será?!

Beijinhos.

RPM disse...

sopa......

Bom dia Maria P!!

É verdade! a sopa é talvez o melhor da refeição por ter um conjunto de ingredientes ricos à saúde...

É tambémn verdade que o 24 horas é às 22.30, hora de Lisboa....Eu estou com menos 1 hora....

beijo e obrigado e bom s. pedro

RPM

Maria P. disse...

Esqueci-me desse pormenor temporal:)

Sops, Sim!

Bom dia para ti.Beijinho

Manuel Veiga disse...

confesso que não resisto à tua "sopa de letras". bem saborosa...

Maria P. disse...

Obrigada.
Mas sopa de letras com galinha caseira, é uma maravilha!

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. »