sexta-feira, 16 de junho de 2006

... era uma vez

Um grão de café

Segundo uma lenda, um grupo de escravos sudaneses em trânsito para o Iémen (antiga Arábia), via Etiópia, adquiriram aí bagas de café que estiveram na origem das primeiras sementeiras. No sec XV, a cultura do café já se encontrava bastante desenvolvida na região, tendo sido a partir daqui que o café começou a sua grande jornada à volta do mundo.
Os Iemenitas protegeram ciosamente o café, só permitindo a exportação de grãos já processados, impedindo a sua utilização como semente. Apesar disso, houve quem conseguisse contrabandear alguns grãos férteis.
Mais tarde, no sec XVII, os mercadores franceses, italianos e holandeses competiam pela obtenção de pés de café para posterior introdução nas suas colónias além-mar, até que, em 1916, os holandeses conseguiram a tão desejada planta, que foi levada de Moca (um dos portos mais movimentados do Iémen) para a Holanda. Em 1658 iniciaram o cultivo de café no Sri Lanka. Os resultados encorajadores depressa incentivaram os outros colonos.
Em 1706, um pé de café e algumas amostras de grão foram cuidados por botânicos em Amesterdão e generosamente distribuídos por outros botânicos de toda a Europa.
Doze anos mais tarde, os holandeses levaram cafeeiros para o Suriname que se adaptaram de uma forma surpreendente. Rapidamente esta zona se transformou no centro mundial do café. Em 1727 estabeleceu-se a primeira plantação no Brasil, com plantas vindas da Guiana Francesa.
Um pouco por todo o lado, o café começava a ocupar um lugar de destaque. O segredo que os árabes haviam guardado tão ciosamente era agora do conhecimento do mundo.

5 comentários:

Cláudio disse...

Hum, adoro café!

E é sempre interessante ficar a saber um pouco mais sobre as origens das coisas.

Um bom fim-de-semana!

RPM disse...

olá Maria P.!!!
bom dia...cheguei da tasca e obrigado por lá passar...já deixei, a minha carantonha com menos 365 dias, dos 41 que já possuo, lollololool

quanto a café, nem de propósito...estive hoje com um grão de café no bolso...aqui na terceira s. jorge, pelo menos estas, a planta do café aguenta-se e dá café MUITO BOM.....verdade....

café, seja bem vindo e moído e deitado sobre um doce, ou gelado ou......é MUIO BOM

beijo e desculpa os erros....

RPM

Maria P. disse...

Claúdio também eu gosto imenso de café.

Rui Pedro sem dúvida café, quente, frio, em pó ou grão!

Beijinhos aos dois.

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,