sexta-feira, 16 de junho de 2006

... era uma vez

Um grão de café

Segundo uma lenda, um grupo de escravos sudaneses em trânsito para o Iémen (antiga Arábia), via Etiópia, adquiriram aí bagas de café que estiveram na origem das primeiras sementeiras. No sec XV, a cultura do café já se encontrava bastante desenvolvida na região, tendo sido a partir daqui que o café começou a sua grande jornada à volta do mundo.
Os Iemenitas protegeram ciosamente o café, só permitindo a exportação de grãos já processados, impedindo a sua utilização como semente. Apesar disso, houve quem conseguisse contrabandear alguns grãos férteis.
Mais tarde, no sec XVII, os mercadores franceses, italianos e holandeses competiam pela obtenção de pés de café para posterior introdução nas suas colónias além-mar, até que, em 1916, os holandeses conseguiram a tão desejada planta, que foi levada de Moca (um dos portos mais movimentados do Iémen) para a Holanda. Em 1658 iniciaram o cultivo de café no Sri Lanka. Os resultados encorajadores depressa incentivaram os outros colonos.
Em 1706, um pé de café e algumas amostras de grão foram cuidados por botânicos em Amesterdão e generosamente distribuídos por outros botânicos de toda a Europa.
Doze anos mais tarde, os holandeses levaram cafeeiros para o Suriname que se adaptaram de uma forma surpreendente. Rapidamente esta zona se transformou no centro mundial do café. Em 1727 estabeleceu-se a primeira plantação no Brasil, com plantas vindas da Guiana Francesa.
Um pouco por todo o lado, o café começava a ocupar um lugar de destaque. O segredo que os árabes haviam guardado tão ciosamente era agora do conhecimento do mundo.

3 comentários:

Cláudio disse...

Hum, adoro café!

E é sempre interessante ficar a saber um pouco mais sobre as origens das coisas.

Um bom fim-de-semana!

RPM disse...

olá Maria P.!!!
bom dia...cheguei da tasca e obrigado por lá passar...já deixei, a minha carantonha com menos 365 dias, dos 41 que já possuo, lollololool

quanto a café, nem de propósito...estive hoje com um grão de café no bolso...aqui na terceira s. jorge, pelo menos estas, a planta do café aguenta-se e dá café MUITO BOM.....verdade....

café, seja bem vindo e moído e deitado sobre um doce, ou gelado ou......é MUIO BOM

beijo e desculpa os erros....

RPM

Maria P. disse...

Claúdio também eu gosto imenso de café.

Rui Pedro sem dúvida café, quente, frio, em pó ou grão!

Beijinhos aos dois.