domingo, 23 de julho de 2006

Ao anoitecer...

O mundo é a nossa representação.
(...) Há alguma coisa para além da representação? É a consciência uma janela fiel dando para a realidade, ou, antes, um sistema de lentes embaciadas e riscadas pela história, que filtram só imagens falsas e sombras incertas da verdade? E há deveras qualquer coisa por trás do conhecimento, ou apenas o nada, como por trás da vida? Seria talvez apenas espelho de si mesmo, casca sem tronco e roupagem sobre o vácuo? (...) O mundo é representação, sim, mas eu não sei doutras representações afora as minhas.
As dos outros ignoro-as, ignoro a essência dos fenómenos inanimados. As mentes alheias existem apenas como hipótese da minha. O mundo é pois a minha representação - o mundo é a minha alma; - o mundo sou eu!

Giovanni Papini, in "Um Homem Liquidado"

12 comentários:

porfirio disse...

:

«O mundo é a nossa representação.»

bem dito!

claro como a água.

bjo

Viajante disse...

Gostava mesmo de te ler a comentar Papini :))

Se o mundo é representação, escolhe-mo-la...

beijos.

isabel disse...

Beijinhos :)

isabel disse...

É...era bom que soubessemos representar a Paz...4ever...

Beijinhos

Clotilde S. disse...

Passei rapidamente para deixar um beijinho de muitas saudades .Continuo lá pelas bandas do mar.
Bom Verão para ti querida!
C.

Maria P. disse...

Olá Porfirio,
penso que sim, sem necessidade de outra explicação.

Olá Viajante, desejo-te boas viagens por esta Casa.

Clotilde, bem vinda, as saudades já eram muitos, espero que não voltes a "fugir".

Olá Isa, mas as pessoas complicam tanto as coisas...

Amiga C. sempre bem vinda a esta Casa, e continuação de bons mares...

A todos beijinhos de Maio.

Manuel Veiga disse...

o mundo a nossa representação, filtrado pela cor com que o pintamos...

Maria P. disse...

..ou filtrado pela cor que nos obrigam a usar.

Beijinho caro amigo Herético.

Fábio disse...

Maio é o meu mês preferido, esta casa uma novidade cheia de recantos a explorar, e Pappini uma paixão antiga que nunca tive grande oportunidade de partilhar com ninguém. Alegadamente o Sr era um adido de Mussolini.. que pena, no melhor pano cai a nódoa...
Beijinhos

Maria P. disse...

Bem vindo a esta Casa Fábio.
Também gosto de "explorar" Papini, se tiver oportunidade colocarei mais passagens da sua escrita, quanto às amizades do Sr., enfim, penso que não lhe retiram o valor.

Um beijinho de Maio e a porta fica aberta...

Fábio disse...

Vou entrando, e de preferência deixo sinais da minha passagem. Guardei a tua morada! :)
bjinhos

Maria P. disse...

Eu também "te guardei" junto ao amigos da casa.

Volta sempre...:)