terça-feira, 18 de julho de 2006

mezinhar...

Hortelã

Esta planta encontra-se em terrenos baldios húmidos e nas bermas das estradas. Apresenta ramos erectos, com uma margem serrilhada. Na extremidade do caule desenvolvem-se espigas de flores de cor rosa púrpura.
Das folhas pode-se fazer uma infusão: 1 litro de água e um ramo de folhas, que ajuda a digestão diminuindo as cólicas intestinais e ardores de estômago. A planta pode ser utilizada em bálsamo para alívio das dores de cabeça e reumatismos.

3 comentários:

carteiro disse...

Já tive hortelã no quintal...
Lembro-me de, em miúdo, andar a mastigar as folhas por aí :)
(Já não me lembrava disto há muito tempo)

Besnico di Roma disse...

Obrigado por me trazeres os aromas da minha infância. Via-a escondida no lado da sombra, entre o poço e o tanque, que naquele tempo para mim era uma piscina. Via-a igualmente, próximo do regatinho que corria a escassos metros da casa...
Beijitos

Maria P. disse...

beijinhos aos dois com aromas de hortelã em Maio.