domingo, 2 de julho de 2006

... era uma vez

O Cardamomo

A planta cardamomo pertence à família das zingiberáceas ,a mesma do gengibre. Trata-se de uma planta de folhas verdes brilhantes e de flores brancas e azuladas que se dá em climas quentes e húmidos, preferencialmente em altitudes entre os 800 e os 1500 metros. O cardamomo, propriamente dito, está contido nas sementes, pequenos grãos guardados numa cápsula de forma oval.
A história do cardamomo é originária do sudoeste da Índia, da costa de Malabar e das ilhas do Sri Lanka. No século XI foi introduzida em Inglaterra pelos Normandos, mas só alguns séculos mais tarde passaria a tornar-se moda nos países ocidentais e a ser importada com mais regularidade.
Conta a lenda que um antigo rei persa dono de um belo cavalo de batalha, se deparou um dia com um problema... O cavalo tinha um defeito: sempre que farejava a presença de uma égua, perdia a compostura e abandonava a batalha. O rei, cansado de tanta agitação, resolveu mandá-lo capar. No momento em que os criados se preparavam para a operação, a rainha veio à janela e, percebendo o que se passava, gritou:
- Não lhe façam mal! Dêem-lhe antes 20 chávenas de café, como eu faço ao meu marido.
Esta história parece nada ter a ver com o cardamomo... No entanto, é um facto que no próximo Oriente o café tinha fama de acalmar as capacidades viris, enquanto o cardamomo, pelo contrário, de as estimular. É por isso que era tão vulgar os homens, sempre que bebiam café, misturarem alguns grãos de cardamomo à sua bebida. Não fosse o diabo tecê-las...
Diz-se que "um vinho quente aromatizado com cardamomo é capaz até de acordar um homem morto"!
Talvez por isso, a sedutora rainha Cleópatra não se esquecesse nunca de perfumar as divisões do seu palácio com umas pitadinhas de cardamomo de forma a conquistar irremediavelmente o seu querido Marco António.

5 comentários:

Besnico di Roma disse...

Amanhã quando eu for á “bica”, vocês vão ver…
- Uma bica?
- Não, não, um copo de vinho com cardamo por favor…
(Bica) tradução para o nosso amigo Jorge Esteves, é o mesmo que Cimbalino, no Porto.

Besnico di Roma disse...

UUHHUUMMM, não posso comentar, fiquei com uma cãibra na língua ao tentar pronunciar ZINGIBERÀCEAS… e ainda há quem se queixe dos termos náuticos.
Maria, desculpa estar a emporcalher o teu blog, com comentários destes.

Maria P. disse...

Se não fossem estes comentários! O que seria de mim, de férias, em casa e abandonada...!!!

Vasco Pontes disse...

olá maria p.,
Cardamomo? Olha não sabia. Nem essa do café. Onde vais buscar estas pérolas?
Beijos

Maria P. disse...

Vasco,
estas "pérolas" resultam da minha curiosidade insanável.
beijinhos.