terça-feira, 4 de julho de 2006

mitos & milho-rei

Agamémnon


Filho de Atreu, rei de Micenas, casado com Clitemnestra, Agamémnon é uma figura de glórias e tragédias. Chefe da expedição contra Tróia, é evocado na Ilíada como um soberano de grandiosos poderes, que impõe a sua palavra aos aliados, os reis de outros dominíos gregos.
De salientar que, para obter ventos a favor na viagem, sacrificou em Áulide a própria filha, Ifigénia, para acalmar a ira da deusa Ártemis.
Na repartição dos tesouros de Tróia, Agamémnon escolheu para si como cativa Cassandra, e com ela regressou ao reino. Mas aí aguardava-o a vingança de sua esposa, Clitemenestra, que o assassinou com a ajuda do amante Egisto!
Mais tarde, os seus filhos Orestes e Electra vingaram-no, matando a adúltera Clitemenestra e Egisto.
Protegido pela deusa Atena foi Orestes que reinou em Micenas...

6 comentários:

RPM disse...

Electra...grande ópera de Strauss...

vale a pena ouvir se não temos possibilidades de apreciar ao vivo....portentosa obra

um beijo

RPM

Alexandra disse...

Olá Maria,

texto tão belo que aqui deixas. Passei novamente em revista mentalmente, Ártemis, Cassandra, Agamémnon... Electra!!!

Foi optimo ter cá vindo.

Obrigada.

Beijinhos

Cláudio disse...

Obrigado pelos teus comentários! Os teus desabafos são sempre bem-vindos. Eu percebo o que sentiste nesse teu passeio... também me sinto assim muitas vezes, como se tudo isso me estivesse vedado...


Gosto muito destes resumos que fazes dos mitos gregos. Agamémnon e Clitemnestra são duas personagens que espelham bem as contradições que habitam no ser humano. São histórias sempre actuais, cheias de vida, amor, morte e traição que abarcam uma enorme paleta de emoções e que nos fazem reflectir sobre a nossa condição...


Boa noite também para ti Maria!

Jorge Simões disse...

E eu estive lá, em Micenas, duas ou três vezes. Também vi esta máscara, dita de Agamémnon, algumas vezes, no Museu Arqueológico de Atenas. Dava-me uma certa vontade de me pirar... O sol do Mediterrâneo é branco. É bom. :)

Salvador disse...

Quem me dera fugir para as ilhas gregas

Maria P. disse...

Claro que vale a pena ouvir, concordo. Beijinho Rui Pedro.

Olá Alexandra, eu é que agradeço a presença, sempre bem vinda. Beijinho.

Olá Cláudio, és um amigo.Obrigada.Beijinho.

Olá Jorge, já tinha saudades da tua presença nesta casa. Beijinho.

Amigo Salvador, ilhas gregas?!Também eu! Beijinho.

Olá amigo Jorge, gosto de mitologia,e ao fazer estes mini-resumos fico delíciada com estas trocas e não-trocas, Por isso o nome: mitos & milho-rei!
Um beijinho.

Sorrisos de Maio para todos.