terça-feira, 27 de março de 2007

... era uma vez

O Teatro
Durante séculos, o teatro foi o principal meio de satisfação de algumas necessidades humanas, tais como identificação, fantasia e catarse (purificação experimentada pelo espectador de certos sentimentos e emoções).
Ao longo da sua história, o teatro viveu momentos particularmente gloriosos: na Grécia; durante a Idade Média, e em especial por toda a Europa.
Independentemente do modo (comercial ou não) pelo qual uma encenação chega ao público, o fenómeno teatro só acontece quando o actor encontra uma audiência e com ela vive uma experiência em que ambos estão interessados e envolvidos. O mais fascinante desse fenómeno é o auto-engano consciente a que todos se submetem: a partir do momento em que o palco se ilumina e a plateia mergulha na escuridão, actores e público são cúmplices da mesma fantasia.

O Teatro é uma "Farsa"
Conhecer Universal, ed.1982.

13 comentários:

mfc disse...

A plateia é essencial ao teatro... há uma catarse que se opera durante a peça entre actores e espectadores.

sem-comentarios disse...

Mas, sabes que o engraçado que o dia internacional do teatro, surgiu na Austria ? eu tbm não sabia disso, disse me um amigo actor.
Haja palcos, fingidos ou fingidores e que não terminem os actos de bem representar :=)*

Desculpa a ausência, Maria.P
não tenho vindo ver as tuas fotos tiradas das "gavetas" :)

http://www.osonho.com/
(aproveito para deixar o link da companhía O Sonho, onde partilho amizades )

Bj :=)**

JPD disse...

Olá!

É nos países onde a tradição teatral é menos forte que mais se sente a força esmagadora da imagem televisiva e do cinema.

Porém, exemplos como o da GB atenuam um pouco essa perspectiva.

Bjs

poetaeusou . . . disse...

***
arte de talma
*
junção
*
dia + palco + actores
noite + plateia + publico
= a
quando sentido
multicor aurora tratral
*
xi)
***

Teresa Durães disse...

"- Jesu, Jesu, qu'é lá hora isso?
É porque parte a armada?
- Olhada mal estreada,
choraria eu lá por isso
dizem que já não vai", Auto da India (de cor, logo deve ter erros)
joquinhas!

Maria disse...

Frei Luis de Sousa foi a primeira peça de teatro que vi.
Foi aqui que me entrou o "bicho". Confesso que hoje vou muito menos ao teatro do que gostaria....

Um post necessário, este.

Um beijo, Maria

Kalinka disse...

Olá
Pois é, ando mal, triste, desanimada com tudo à minha volta, desiludida com a maldade da maioria dos mortais, enfim...há-de passar.

Quando aqui cheguei há 2 anos, vim, sem vir à procura de ninguém...mas, hoje, sinto-me bem no meio das pessoas que fui conhecendo aos poucos.

Fizeram-me um desafio e já respondi, é uma forma de me dar a conhecer um pouquinho mais; se quiseres saber algo mais, já sabes qual o caminho que tens que tomar.

AH...1 coisa que faço muito bem

SER AVÓ.

Beijinhos a todos/as pelas palavras de conforto que recebi.
Muito obrigado.

O Sibarita disse...

Oi! Sem o teatro o povo não seria povo!

Sempre por trás da coxia tem uma cabeça pensante... E viva o teatro!

bjs.
O Sibarita

Luís Galego disse...

a partir do momento em que o palco se ilumina e a plateia mergulha na escuridão, actores e público são cúmplices da mesma fantasia.

a definição está correcta e nada melhor do que uma relação de cumplicidade.....engraçado, é isso que eu sinto quando venho a esta Casa de Maio. By the way, em Maio, esta Casa tem que fazer uma festa (impõe-se....lol).

PintoRibeiro disse...

Bom dia e um abraço,

APC disse...

Interessante coincidência, uma vez que tenho ao meu lado "O Teatro Antigo" (Pierre Grimal). Ah, tanto havia a dizer-se... Especialmente sobre a Tragédia Grega...!
Bem lembrado! :-)
Um grande abraço para ti!***

APC disse...

PS - TD: sei de cor essa passagem. Achei o máximo lê-la aqui, lol :-)

G. disse...

Não é só teatro que é uma farsa, infelizmente, A VIDA TODA ELA É UMA FARSA.... somos todos muito bons actores e actrizes no palco da vida, se calhar melhores do que os verdadeiros profissionais de teatro.
Não precisamos de que o palco se ilumine e de plateia, pois que representamos de forma fantástica e ininterrupta na escuridão!!!!








:( desculpem, quiça a agressividade das palavras e da amargura.
Mas a vida é um palco brilhante de farsas diárias às quais não podemos fugir, logo temos que conscientemente nos submetermos.


beijos
G.