quarta-feira, 25 de abril de 2007

HOJE

Última Página

Vou deixar este livro. Adeus.
Aqui morei nas ruas infinitas.
Adeus meu bairro página branca
onde morri onde nasci algumas vezes.

Adeus palavras comboios
adeus navio. De ti povo
não me despeço. Vou contigo.
Adeus meu bairro versos ventos.

Não voltarei a Nambuangongo
onde tu meu amor não viste nada. Adeus
camaradas dos campos de batalha.
Parto sem ti Pedro Soldado.

Tu Rapariga do País de Abril
tu vens comigo. Não te esqueças
da primavera. Vamos soltar
a primavera no País de Abril.

Livro: meu suor meu sangue
aqui te deixo no cimo da pátria
Meto a viola debaixo do braço
e viro a página. Adeus.

Manuel Alegre

16 comentários:

Pedro Branco disse...

Talvez. Quem sabe o meu livro se fechasse
Ao odor da tua pele, tempestade voraz
Talvez. No vento que em mim te cobre a face
No olhar mais alto que da janela jaz

Pouco. Quem sabe as palavras serão fome
Ao risco dos trilhos da nossa casa
Pouco. Na corrente que mais uma vez me consome
Sempre que o teu olhar me consome

Fico. Quem sabe fico perdido sem saber
Ao virar de cada nova maré
Fico. Assim, devagar, sem nada me deter
Porque em ti, serei o que ninguém é

Luis Eme disse...

25 de Abril, Sempre!

Entre linhas disse...

País de Abril onde encerrou um capitulo mais amargo do livro...

Bom feriado

Bjs Zita

Kalinka disse...

Olá Maria.
Mais uma vez ADOREI LER-TE.
Bela escolha fizeste para partilhar connosco.Parabéns.

Ano de 2001 - 25 de Abril
Neste ano e neste dia, eu estava «presa» por outra razão... presa ao Amor/Paixão.
E, divagando, aqui te ofereço estas palavras:
Hoje queria,
Encher-te de rosas cor de pêssego,
Queria acordar-te
Com uma flor pelo corpo,
Queria hoje...
Hoje queria amar-te muito,
Queria hoje,
Porque...
O quero todos os dias.

Espero que passes um bom feriado.
Beijos e abraços.

rosa dourada/ondina azul disse...

"Vamos soltar a Primavera no País de Abril"

Feliz dia 25
Bjs,

mfc disse...

Em cada dia que passa alguma coisa de deixa. É como uma página se voltasse.

RPM disse...

igualdade, liberdade, fraternidade

beijo

RPM

DE-PROPOSITO disse...

Um poema que faz alusão a muita coisa. A imaginação de cada um, pintará as telas.
Fica bem.
Manuel

Teresa Durães disse...

linda! vim deixar aqui as minhas palavras que sei que são as tuas. Ambas "filhas da madrugada", tu e eu, mas sabendo que a palavra liberdade ainda tem muito a semear.

Quanto mais diria, conhecendo um pouco do teu feitio! Continua como és. Precisamos de gente assim em todos os lados. Infelizmente ainda poucos. Uns porque se desiludiram e desistiram, outros porque não percebem que a vida constroi-se e não se retira num prémio de um pacote de flocos matinais.

Depois há os idiotas que se chegam à frente e levam com todas as iras porque batem o pé e desistem de se resignarem. Prefiro ser idiota. Prefiro a conquista ao direito da minha palavra.

Tem um bom dia e semeia sempre que possas um monte de liberdades por aí

beijos

Cometa 2000 disse...

aqui!
de blog em blog, hoje ando a descobrir coisas bonitas...
feliz dia.
em liberdade.

sonhadora disse...

Hoje deixo-te um cravo e os meus sonhos. Liberdade. Justiça, Igualda.
Beijinhos embrulhados em abraços.

A.S. disse...

Deixo-te um beijo e um cravo vermelho!!!

Maria disse...

Nambuangongo...
Pedro soldado...

Fico piegas, nestes dias...

Beijinhos, ainda com cheirinho a cravo e alecrim...

poetaeusou . . . disse...

/
de
nambuangongo
a
bijagós
/
Vem numa caixa de pinho
do outro lado do mar
desta vez o soldadinho
nunca mais se faz ao mar
/
««««« zeca «««««
/
bi
/

Luís Galego disse...

Tu Rapariga do País de Abril
tu vens comigo.

tu e Maunuel Alegre, que mais queremos de Abril?

HNunes disse...

Uma liberdade onde estamos Nós
Bjos