domingo, 13 de agosto de 2006

Ao adormecer...

Os amantes aparecem no verão, quando os amigo partiram
para o sul à sua procura, deixando um lugar vago
à mesa, um bilhete entalado na porta, as plantas,
o canário, um beijo e um livro emprestado: a memória
das suas biografias incompletas. Os amigos

desaparecem em agosto. Consomem-nos as labaredas do sol
e os amantes que chegam ao fim da tarde
jantam e de manhã ajudam a regar as raízes das avencas
que os amigos confiaram até setembro, quando regressam

trazem saudades e um romance novo debaixo da língua.
Levam um beijo, os vasos, as gaiolas e os amantes
deixam um lugar vago na memória, cabelos na almofada,
uma carta, desculpas, e um livro de cabeceira que os
amigos lêem, pacientes, ocupando o seu lugar à mesa.

Maria do Rosário Pedreira
A Casa e o Cheiro dos Livros

7 comentários:

Licínia Quitério disse...

Como eu gostava de ter escrito isto. Mas eu só posso escrever o que o meu coração aprendeu. E falta-lhe ainda tanto para saber.
Boa noite, Maria.
Licínia

DE-PROPOSITO disse...

Adormecer é uma constante obrigatória. Ela faz parte de nós. E ao adormecer vêm os sonhos, as fantasias, os desejos não satisfeitos. Depois há o acordar e aí volta a realidade nua e crua.
Fica bem.
Manuel

Teresa Durães disse...

ai verão!!! eheh

"os amores de verão enterram-se na areia"

é assim, não é?

adorei!

agora existe outra variante que é: os namorados separam-se, deixam uma carta e vão para sul, cada um para seu lado... (e o resto do texto)

amanhã é a tal realidade, boa noite

JP disse...

A tempestade paira no ar, tardam em perder-se as baixas pressões e a brisa tem ainda o cheiro de paragens distantes. Há quanto tempo foi o frio inverno que o outono já se aproxima? Vive a vida em primavera.

"quanto mais prima mais se lhe arrima"

é assim, não é?

gostei
:)

Cláudio disse...

"quando regressam // trazem saudades e um romance novo debaixo da língua."

Dos versos mais belos que tenho lido...

Beijinho.

OLHAR VAGABUNDO disse...

no verão sou amante da noite e quando ele me levar as estrelas e molhar me com a chuva do inverno,vou ter saudades de algo....
beijo vagabundo menina de maio

Maria P. disse...

Olá Lícinia, eu entendo. Eu gosto imenso da poesia desta autora.

Pois é Manuel, o acordar é por vezes a parte mais díficil.

Olá Teresa, espero que a tal realidade esteja a correr bem.

Viver a vida em Primavera é bom Jorge.

Olá Cláudio, bom regresso para ti também.

Sempre a saudade, Senhor Vagabundo.

A todos uma boa semana, de férias ou a trabalhar!