terça-feira, 15 de agosto de 2006

... era uma vez

A lenda da Caparica

Reza a história que havia um velho pescador que vivia sozinho numa pequena cabana junto à praia, construída por ele próprio.
Quando o tempo o permitia, dedicava-se à faina da pesca, vendendo o pescado na aldeia, onde era uma pessoa bastante estimada. Quando o tempo mudava de feição, o velho pescador consertava as suas redes e, se o tempo arrefecia, embrulhava-se e protegia-se numa velha capa, já muito remendada.
Certa vez, o pescador dirigiu-se à povoação mais próxima e procurou um notário para ditar o seu testamento, legando, após a sua morte, a capa à sua aldeia e, com a quantia por esta conseguida, que fosse erigido um monumento aos pescadores.
Com o correr do tempo, esta ideia, caiu no esquecimento geral, mas com o falecimento do velho pescador, um seu vizinho foi buscar a capa, encontrou-a por demais pesada e, verificando tal estranho acontecimento, descobriu que por debaixo de cada remendo estava uma moeda de ouro. Tantas eram as moedas, que foi possível construir um excelente monumento em honra dos pescadores, como tinha sido desejo do pescador.
Os habitantes da povoação afirmavam que o bom pescador não tinha escarnecido deles e que, ao invés de uma capa pobre, ele possuía uma capa-rica.

4 comentários:

Teresa Durães disse...

Gostei da lenda e não conhecia!

José Leite disse...

A lenda é bonita... a autora do blog merece os parabéns por tudo o que escreve! são o espelho da sua alma? Aguardo resposta no meu blog!

Diafragma disse...

Ó Maria Pedrógão da Casa de Maio, se eu fosse o Ministro da Cultura ia-te buscar para Pelouro das "Lendas, Lenga-lengas Aforas e Cultura Popular!
Já estou a ver a nomeação no Diário da República:
« Foi nomeada para o Pelouro das LLLACP a senhora dona Maria Pedrógão da Casa de Maio .... ...»

Maria P. disse...

Ainda bem Teresa que agradou.

Obrigada pela visita Rouxinol.

Claro! Apósa tomada de posse o Diafragma seria nomeado Assessor para o Gabinete de Imagem do Pelouro das LLLACP!


Uma boa noite.