quarta-feira, 2 de agosto de 2006

... era uma vez

A lenda da Serra da Estrela

Em tempos idos, todas as noites um pastor do alto da serra conversava com uma Estrela, a mais bela de todas.
O estranho acontecimento chegou aos ouvidos do Rei, este mandou chamar o pastor e ordenou-lhe que lhe desse a sua Estrela, prometendo em troca uma riqueza enorme.
O pastor respondeu que preferia continuar pobre a perder a sua amiga Estrela.
Ao regressar à sua cabana, no alto da serra, o pastor ouviu uma doce melodia, na voz da sua Estrela, contar-lhe do receio que tivera de ele se deixar deslumbrar pela riqueza.
O pastor prometeu-lhe eterna dedicação.
E então, o velho pastor, com voz de profeta, exclamou:
- De hoje em diante, esta serra há-de chamar-se Serra da Estrela!
Conta a lenda que no alto da serra, ainda hoje, se vê uma Estrela que brilha de maneira diferente e estranha, como quem procura alguém: o bom pastor, para guiar e ser guiada, ou amar e ser amada...

11 comentários:

Brandybuck disse...

Uma lenda bem bonita.

Um beijo

JP disse...

Deixe a realidade ir de férias e conte, invente e escreva a lenda e a mitológica vista da sua janela, estarei atento.

Alexandra disse...

Só tu poderias descobrir uma mensagem tão linda quanto esta. Sim, porque as lendas mais não são do que mensagens.

Beijinhos

PS: Agora estou eu de férias eheheheh ;)

OLHAR VAGABUNDO disse...

eu acredito nessa historia.pelo menos quero acreditar que viver ainda é sonhar com lendas como essa.
agora quando for à serra da estrela vou sentir me mais aconchegado....
beijos vagabundos

Maria P. disse...

Obrigada José, beijinho.

Bem vindo Jorge Pereira, por cada janela que se abre nesta cada, surgem sempre belas histórias, basta visitar este cantinho dos comentários amigos, espero que seja mais um.Ficarei atenta.

Obrigada amiga Alexandra, sempre amavél.
Então boas férias.

Ola Pensamentos-Vagabundos, são estas histórias que me aconchegam a vida. Na serra está sim uma Estrela, eu já a vi.

Beijinhos de Maio para vós.

mac disse...

singela e muito bonita.
incógnito, também se acompanha a arte que gostamos.

Maria P. disse...

Olá Mac, é bom voltar a receber a sua visita nesta casa.
singela, sinónimo do gosto que acompanha a minha vida.

carteiro disse...

Esta faz-me lembrar da minha infancia, já que, para além de pertencer aos livros do primeiro ciclo, tocou-me bastante nessa altura.

Fábio disse...

Já leste alguma das compilações de contos tradicionais italianos de Italo Calvino? Soas-me a ele, escreves suave e delicadamente alegorias incisivas. Gosto mesmo muito.
Beijinhos

Maria P. disse...

Postman, espero que sejam boas as recordações. *

Não nunca li. Mas vou procurar, é um estilo de escrita que me seduz, o conto.

beijinhos.

Diafragma disse...

As coisas que tu sabes!
É disto que se faz a história de um povo, foi para isto (também) que se criou o Museu da Pessoa Primeiro no Brasil, depois cá, na Universidade do Minho. Aí se tentam preservar as memórias vivas dos homens num espaço virtual.

www.museudapessoa.net