sábado, 19 de agosto de 2006

... era uma vez

A lenda do Mau Agouro

O POVO ACREDITA que se uma pessoa fala constantemente numa palavra infeliz, atrai as energias negativas. As palavras ditas geralmente são: desgraça, maldito, inferno e outras mais.

No Bairro de São Sebastião, existia um homem chamado Zé Redes que constantemente praguejava. Era um pescador muito corajoso que não tinha medo de nada. Toda madrugada era chamado pelo seu amigo Manel para pescar. Manel todos dias chamava os pescadores, de casa em casa, para saírem para o mar.
Certa noite de lua cheia, indo chamar Zé Redes, que era mestre de rede, apareceu a sua frente um homem estranho. Por mais que Manel andasse para alcançar o homem todo vestido de preto, a mesma distância continuava entre os dois. Estranho!
Saindo da rua principal, dobrando a esquina, o homem de preto ia na mesma direcção de Manel... estavam na rua do Fogo, perto da casa do Zé Redes.
Quando Manel chegou frente à casa do amigo, a figura humana desapareceu. Melhor assim.
Zé Redes gostava de ser chamado delicadamente, assim não perdia o bom humor. Sabendo isso, Manel olhou por um buraco na parede de barro, para chamá-lo, em voz baixa.
Meu Deus! O que é isso?
No quarto do Zé Redes, estava o homem de negro com os dedos na seu pescoço a tentar matá-lo!
Assustado, Manel chamou o amigo aos gritos. Zé Redes deu um pulo da cama, preparado para brigar, meio acordado, não entendendo nada. O homem de negro sumira.
CONTAM QUE o homem de negro nada mais era do que a "desgraça" que tinha vindo buscar Zé Redes, pois vivia chamando-a para levá-lo para o outro mundo. Nessa noite, veio buscá-lo para a morte, mas ele foi salvo pelo amigo Manel.
Zé Redes nunca mais praguejou.

3 comentários:

Teresa Durães disse...

(esta é bem católica....)
ahahahahhaha


porque menciona o "Ai meu Deus"
fala da Lua Cheia (onde aparecem as coisas malignas, associação aos ritos pagãos)
porque as pragas são todas elas associadas ao diabo

ehheheheheh

:) Bom fim de semana

Lila Magritte disse...

Una lección que hay que aprender. Es mucho más que una leyenda.

Besos.

Maria P. disse...

Olá Teresa, tens toda da razão. Ai meu Deus!
::)


Olá Lila, uma lição a não esquecer.

Um abraço.