sexta-feira, 22 de setembro de 2006

A todos...

A CASA DAS FADAS DE IUBHDHÁN

Eu tenho uma casa nas terras do Norte.

A metade de cima é de ouro vermelho
A metade de baixo é feita de prata.

Tem um alpendre de bronze claro
E uma porta lavrada no cobre.

Tem um telhado coberto de penas
Das asas das aves, azuis e amarelas.

São de ouro os seus castiçais
E têm velas de imensa pureza.

No exacto centro da minha casa
Há uma pedra de preço mui alto.

E a tristeza a mim nunca toca
Nem à minha Senhora Rainha.

Os meus criados ainda são jovens
De cabelo aos anéis, loiro e comprido.

Qualquer dos meus homens joga xadrez
E são todos eles bons companheiros.

Senhor ou Senhora que queira entrar
Não há-de achar as portas fechadas

Da minha casa nas terras do Norte.

* Poema de origem Celta (irlandês) séc. XII-XIII, anónimo.
Trad. José Domingos Morais.

6 comentários:

O Sibarita disse...

Olá Dona Inquilina tô aqui, viu? kkk O texto é muito legal. Quem não gostaria de ter uma casa assim?

bjs
O Sibarita

Luís disse...

Deve ser uma casa encantadora... Um poema que nos transporta à terra dos sonhos.

Maria P. disse...

É uma casa portuguesa concerteza!

Teresa Durães disse...

(tentativa de ler as entrelinhas)

Em baixo é feita de prata porque a parte de baixo representa o sub-mundo (o Outro Mundo).

- Ouro - representa o que há de terreno - Conquista e poder. Penso que o vermelho deve-se referir ao sangue necessário para a conquista.
- Prata - pureza, interioridade.

Tens mais destas coisas???

Boa tarde para ti. Tenho andado desaparecida

Anónimo disse...

Que belo achado! :D

Maria P. disse...

Teresa, EXCELENTE leitura entrelinhas!
:)

Furta-cores, obrigada:)